Projeto Mexa-se comemora Dia Nacional do Trânsito em Canavieiras
Com o objetivo de conscientizar a comunidade sobre educação no trânsito através de ações educativas, o Projeto Mexa-se, em parceria com a Prefeitura de Canavieiras e comércio local, realizou diversas atividades durante a Semana Nacional do Trânsito. O Dia Nacional do Trânsito é celebrado nesta sexta-feira (25).
Nesta quinta-feira (24), na Praça Maçônica, houve culminância dos eventos da Semana Nacional de Trânsito. Foi realizado um passeio ciclístico pelas principais ruas da cidade, com saída da praça Maçônica, que contou com a participação do grupo Amigos do Pedal e comunidade em geral. No local, um veículo envolvido em acidente foi exposto com o propósito de chamar a atenção das pessoas acerca das mortes no trânsito.
No mesmo dia, a Guarda Civil Municipal realizou blitzes educativas, onde foram prestadas informações sobre a segurança no trânsito, com a finalidade de demonstrar os riscos e os resultados negativos dos acidentes. Os alunos da rede municipal realizaram panfletagem e participaram de um concurso com entrega de premiação para a melhor frase relacionada ao tema.
Segundo a diretora do Projeto Mexa-se, Taisa Taithiana Vasconcelos, o foco principal é a mudança de comportamento como ação primordial para a redução de acidentes. “Queremos mostrar a sociedade que o trânsito é uma questão de cidadania e que faz parte do dia a dia de todas as pessoas. Realizamos um trabalho educativo, orientando para que realmente haja uma alteração no comportamento dos condutores da nossa cidade”, explicou.
As ações tiveram início na última quinta-feira (17), com uma palestra sobre “Segurança no Trânsito” para os alunos da Rede Municipal de Educação. A palestra “Conscientização Sobre a Segurança no Trânsito” foi apresentada pelos membros da Guarda Civil Municipal Gonçalves e Ferreira, que discorreram sobre os cuidados que os pedestres e condutores de veículos devem tomar nas ruas.
A Prefeitura já enviou à Câmara de Vereadores um projeto para a Municipalização do Trânsito, mas até agora os vereadores não demonstraram intenção de transformá-lo em Lei. De acordo com o projeto, a municipalização de trânsito é atualmente uma tendência nacional, com farta legislação nacional que manda os municípios a firmarem convênio para que possam assumir o trânsito no seu território.